Desempenho de fêmeas bubalinas suplementadas com torta de palmiste e criadas em regime de pastejo rotacionado no período seco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: AMARAL JÚNIOR, J. M.; BRCKO, C. C.; LOURENÇO JÚNIOR, J. de B.; MARTORANO, L. G.; NAHUM, B. de S.; RÊGO, A. C. do; SILVA, A. G. M. e.

Resumo: Objetivou-se avaliar o desempenho de fêmeas bubalinas suplementadas a base de coproduto da agroindústria do dendê criadas em pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu sob regime de pastejo rotacionado. A área foi dividida em oito piquetes experimentais com dimensões que variam de 0,9 a 2,1 ha cada. Utilizaram-se 24 fêmeas com idade e peso médio iniciais de 54 meses e 503,1 kg, respectivamente, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (níveis de suplementação) e seis repetições por tratamento. Os níveis de suplementação de torta de palmiste foram determinados em função (%) do peso corporal (PC): zero (0%), 0,25%, 0,50%, 1,0%, sendo que todos os animais receberam adicionalmente 0,15% do PC de farelo de trigo, atuando como palatabilizante. A suplementação da dieta de fêmeas bubalinas criadas em sistema de pastejo rotacionado, por meio do uso de torta de palmiste, não afetou o ganho de peso entre os grupos experimentais.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Separatas

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.