Contribuições da pesquisa agropecuária pública para as indicações geográficas: estudo de caso do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: FRONZAGLIA, T.; SALLES FILHO, S. L. M.; RAYNAUD, E.

Resumo: A Indicação Geográfica (IG) é uma forma de proteger o uso do nome geográfico de origem de bens diferenciados. Sua evolução institucional e disseminação no mundo teve a França como protagonista. Esse é um tipo de inovação organizacional, de mercado e institucional, de natureza distinta daquela que geralmente envolve a pesquisa agropecuária pública. O objetivo deste trabalho é analisar como a pesquisa agropecuária, na França, vem interagindo com as IGs. O estudo de caso do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) analisa sua interação com a evolução das IGs (AOC e IGP) na França e em seus rebatimentos internacionais. Procedeu-se a análises dos projetos executados, das parcerias e da produção de CT&I gerada pelo instituto no tema. Distinguiram-se as contribuições do INRA em diferentes domínios institucionais relevantes para o desenvolvimento das IGs. A análise baseada em dados secundários identifica a evolução e o tipo de conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária que contribuem aos fatores de desempenho dos domínios institucionais relacionados às IGs. Os resultados mostram interações do INRA com diversos processos de evolução dos domínios institucionais, revelando o papel da pesquisa agropecuária pública no processo de inovação organizacional relacionado aos sinais de qualidade de bens territoriais.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.