Perspectivas da pesquisa e gestão dos bancos de sementes comunitários, Paraíba: síntese do seminário do Pólo da Borborema.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: OLIVEIRA, L. C. L. de; DIAS, E.; CURADO, F. F.; OLIVEIRA, A. E.; MUNIZ, E. L. S.; SANTOS, A. da S. dos

Resumo: O Polo da Borborema é uma rede formada por camponeses, sindicatos rurais e organizações não governamentais que atuam a partir de ações ligadas a Agroecologia e convivência com o semiárido no território da Borborema, Paraíba. Dentre as temáticas abordadas pela rede, o manejo e conversação das sementes crioulas é uma das mais evidenciadas, diante da sua importância para os camponeses. Através de pesquisas, da organização em rede e das formações, o Polo tem alcançado conquistas importantes no que diz respeito à conservação das Sementes da Paixão. Dar visibilidade às ações promovidas pelo Polo é uma estratégia na motivação de outras organizações, redes na construção do conhecimento agroecológico e consolidação das sementes crioulas como bem natural dos povos. Nesse Contexto, o presente relato se insere na socialização de experiências exitosas, descrevendo as pesquisas com sementes crioulas desenvolvidas pelo Polo em parceria com universidades e empresas de pesquisa em 2016 e apontar os desafios relacionados com a gestão dos bancos comunitários de sementes.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Parte de livro

Palavras-chave: Corn, Milho, Seeds, Semente

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.