Avaliação microbiológica da silagem de capim-elefante, cultivar Capiaçu, adubado com biofertilizante.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GONÇALVES, M. G.; NASCIMENTO, A. de M.; CARNEIRO, J. da C.; PAULA, V. R. de; OTENIO, M. H.

Resumo: Resumo: A atividade pecuária leiteira representa um setor com expressivo crescimento para economia brasileira. Neste cenário destaca-se a importância da produção de volumosos conservados, como silagem, para a suplementação alimentar dos animais no período de inverno. O uso de biofertilizante em cultivos agrícolas tem sido expandido na produção vegetal, resta avaliar seu efeito residual de microrganismos, na planta e seu efeito ou relação com a silagem do capim elefante. Foram analisados os seguintes grupos de micro-organismos: E.coli, Enterococcus faecalis e Clostridium perfingens como indicadores da qualidade sanitária da silagem e Lactobacilos, Fungos e leveduras para verificação da qualidade do processo fermentativo da ensilagem. A adubação com biofertilizante na cultura da Capim elefante não alterou a concentração na silagem de bactérias láticas, e não proporcionou a presença das espécies E. coli e Enterococcus faecalis.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.