Indução e sincronização do estro por programa de luz e d-cloprostenol em cabras leiteiras na contra-estação reprodutiva.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: MONTEIRO NETTO, M.; BALARO, M. F. A.; ESPÍRITO SANTO, C. G. do; COSENTINO, I. O.; BRANDÃO, F. Z.; FONSECA, J. F. da

Resumo: Resumo: Em latitudes elevadas, a indução do estro fora da estação de acasalamento natural é imprescindível para a produção de leite caprino ao longo do ano. O estro pode ser induzido de forma sincronizada com coquetel hormonal ou de forma não sincronizada por meio do fotoperíodo artificial (programa de luz) sem uso de hormônios. Neste caso, a associação com análogos sintéticos da prostaglandinas F2α pode auxiliar na sincronização de estro de animais previamente estimulados pela luz. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a combinação de ambas as técnicas para a indução e sincronização do estro na contra-estação reprodutiva de cabras da raça Saanen. Os resultados deste estudo sugerem a possibilidade de associação do programa de luz e d-cloprostenol para a indução e sincronização do estro em cabras leiteiras na contra-estação. Todavia, maiores estudos são necessários de modo a melhorar os índices de estro e fertilidade obtidos. [Estrus induction and synchronization by light program and d-cloprostenol in dairy goats during the nonbreeding season].

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.