Influência de diferentes níveis de intensidade luminosa na atividade fotossintética e nos teores de alcaloides em ipecacuanha.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: HÜTHER, C. M.; SANTOS, C. M. P. P. dos; PINHO, C. F. de; LAMEIRA, O. A.; MACHADO, T. de B.; PEREIRA, C. R.

Resumo: A ipecacuanha (Carapichea ipecacuanha) é uma planta com propriedades fitoterápicas, apresentando dificuldades de adaptação a ambientes com alta intensidade luminosa. Entretanto, informações acerca das respostas a diferentes níveis de intensidade luminosa visando à otimização e viabilização de seu cultivo de forma mais intensiva é importante, pois os princípios ativos têm alto valor de mercado, o que contribui com extrativismo, entrando em vias de erosão genética em alguns estados brasileiros. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar a resposta de plantas de ipecacuanha, cultivadas em diferentes níveis de sombreamentos, isto é, 50, 70 e 90% nas quatro estações do ano, com o intuito de fornecer alternativas de manejo dessa espécie em ambientes controlados. Para isso foram realizados estudos ecofisiológicos, tais como análise de fluorescência da clorofila a, teores de pigmentos fotossintéticos e teores de emetina e cefalina. Nos tratamentos mais sombreados foram verificados maiores concentrações de teores de pigmentos foliares. Nos resultados de fluorescência, as plantas cultivadas em casa de vegetação com sombreamento de 50%, se diferenciaram do controle em todas as estações do ano, nos parâmetros de PIabs e PItotal. Para os alcalóides, a estação do ano com maior concentração nos teores de cefalina foram nas estações do verão e inverno para os sombreamentos de 90 e 70% e emetina foi no sombreamento de 90% na primavera e inverno

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.