Avaliação dos níveis de degradação de pastagens por sensoriamento remoto: um subsídio para o plano de agricultura de baixa emissão de carbono.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: ALMEIDA, M. B. F. de; SIMÕES, M.; FERRAZ, R. P. D.

Resumo: O plano ABC surgiu do compromisso firmado pelo Brasil na COP15 em Copenhague/2009, sendo uma política pública que visa alcançar metas de redução dos Gases de Efeito Estufa, adotando-se medidas mais sustentáveis. Assim, mapear pastagem degradadas para recuperação é fundamental. Neste trabalho objetivou-se realizar separabilidade dos níveis de degradação de pastagens N1, N2, N3 e N4, respectivamente leve, moderado, forte e muito forte, por Sensoriamento Remoto, com uso de imagens Sentinel-2. Neste estudo realizou-se correção atmosférica, NDVI, SAVI e Análise de Mistura Espectral (AME). O NDVI e o SAVI apresentaram perfis temporais similares, porém não foram eficientes. A AME apresentou resultados bastante promissores, porém o grau de confiança só será determinado. após validação dos resultados em campo. Essa validação ocorrerá no período úmido (outubro/2018) e no período seco (julho/2019), na área de estudo situada no município de Valença, Vale do Paraíba, região marcada por fortes degradações nas áreas de pastagens

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Unidade: Embrapa Solos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.