Produtividade de forragem e morfogênese de Brachiaria ruziziensis sob níveis de nitrogênio.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: COSTA, N. de L.; MAGALHAES, J. A.; BENDAHAN, A. B.; RODRIGUES, B. H. N.; SANTOS, F. J. de S.; RODRIGUES, A. N. A.

Resumo: Com o objetivo de avaliar os efeitos da adubação nitrogenada (0, 60, 120, 180 e 240 kg de N ha-1) sobre a produção de forragem, características morfogênicas e estruturais e índice de nutrição nitrogenada (INN) de Brachiaria ruziziensis foi conduzido um experimento em condições de campo nos cerrados de Roraima. A adubação nitrogenada afetou positiva e significativamente (P<0,05) a produção de matéria seca verde (MSV), número de perfilhos, número de folhas perfilho-1, tamanho médio de folhas, índice de área foliar e taxas de aparecimento, expansão e senescência das folhas. Os maiores rendimentos de MSV, taxa de expansão foliar, tamanho médio de folhas e número de folhas perfilho-1 foram obtidas com a aplicação de 220,6; 238,6; 191,5 e 225,5 kg de N ha-1, respectivamente. O nível crítico de N foi reduzido com o aumento da produtividade de forragem. O INN, para todos os níveis de N avaliados, foi insuficiente para suprir o nível crítico de N da gramínea. Os níveis críticos de N, a eficiência de utilização e sua recuperação aparente foram inversamente proporcionais às doses de N aplicadas.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.