Influência da densidade de estocagem de tracajá Podocnemis unifilis nos aspectos qualitativos da carne.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BEZERRA, V. S.; ARAUJO, J. da C.; DAMASCENO, L. F.

Resumo: O tracajá, quelônio muito apreciado na culinária da região Norte do Brasil, não possui sistema de cultivo determinado. A ausência de parâmetros de cultivo e manejo da espécie em cativeiro, pode levar ao estresse do plantel, e consequente, diminuição de produção e o interesse dos produtores. Para contribuir com informações para o cultivo desse quelônio, o objetivo com este trabalho foi avaliar a influência de diferentes densidades de estocagem de tracajá (16, 24, 32 e 40 animais/m3) em situação de cativeiro no Laboratório de Aquicultura do Centro de Pesquisa Agroflorestal do Amapá (Embrapa Amapá), em quatro repetições, durante a fase de engorda, avaliando a característica qualitativa coloração de diferentes regiões da carne desses animais (regiões dos membros e lombar), assim como alguns parâmetros físico-químicos. Não houveram diferenças estatísticas nos parâmetros físicoquímicos nas diferentes densidades de estocagem. Mas o aumento do número de espécimes de tracajás num sistema de cultivo pode ter impacto qualitativo na percepção de alteração da cor da carne por consumidores, após abate, possivelmente devido às condições de estresse enfrentadas pelos animais. Nesse caso, a coloração da carne pode ser uma ferramenta alternativa para avaliação dos efeitos das condições de estresse imputados aos tracajás, em sistema de cultivo intensivo.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Parte de livro

Unidade: Embrapa Amapa

Palavras-chave: Estresse, Produção Animal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.