Efeito da adubação em Ochroma pyramidale sobre o estoque de carbono no solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARAVINA, S. M.; ZOLIN, C. A.; BEHLING, M.; MAGALHÃES, C. A. de S.; SANTIN, J. C.; MATOS, E. da S.

Resumo: Os plantios florestais apresentam-se como estratégia para sequestro de carbono no âmbito dos mecanismos de desenvolvimento econômico limpo. O objetivo deste trabalho é avaliar se a adubação do pau de balsa aumenta os estoques de carbono no solo, aos três e sete anos de plantio. Foram avaliados os níveis de adubação zero, uma e duas vezes a dose referência usada nos plantios comerciais, em delineamento de blocos casualizados com três repetições para a camada de 0-0,30 m. Adicionalmente para fins de comparação quanto ao estoque de carbono no solo foi considerado o pasto bem manejado que existia antes do início do experimento (Tempo Zero), área com pastagem degradada e mata nativa; além de estimar o estoque de carbono total do sistema solo-biomassa. Como resultado, temos que o reflorestamento com pau de balsa independente do manejo nutricional aumenta o estoque de carbono no solo e o estoque de carbono solo-biomassa, com aumento da adubação o armazenamento de carbono é superior ao sistema de pastagem bem manejada ou degradada. O plantio de pau de balsa pode ser uma alternativa de intensificação sustentável no uso e conservação do solo antecipando o retorno do estoque de carbono no solo à condição natural da mata nativa no ecótono Cerrado/Amazônia.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Parte de livro

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.