Ocorrência, flutuação populacional e danos de percevejo castanho em cultivares de pastagens.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TORRES, F. Z. V.; AMARAL, B. B.; ANGELO, T. M.; MONTAGNER, D. B.; ARAUJO, A. R. de; BARBOSA, R. A.; SUJII, E. R.; LIRA, E. da C.; WEISS, G.

Resumo: O percevejo castanho é um inseto polífago que ataca inúmeras plantas hospedeiras, e é considerado uma importante praga de gramíneas forrageiras, principalmente devido ao difícil controle. Este trabalho objetivou avaliar a ocorrência e a flutuação populacional de percevejos castanhos ao longo do tempo em área altamente infestada, a preferência do percevejo castanho por diferentes cultivares de pastagens, bem como os danos sofridos por estas em decorrência do seu ataque. As cultivares avaliadas foram Brachiaria brizantha cvs. Marandu, BRS Piatã e BRS Paiaguás, Panicum maximum cvs. Massai, BRS Zuri e BRS Tamani e Andropogon gayanus cv. Baeti, e a pastagem degradada ao redor da área experimental serviu de testemunha. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com 7 tratamentos (cultivares) e 8 repetições. Em parcelas estabelecidas em área infestada, foram realizadas amostragens mensais da população de percevejos castanhos (ninfas e adultos) e avaliações de dano, por meio de atribuição de notas visuais às plantas e estimativas de perdas na produção, por meio dos parâmetros acúmulo total de MS (kg/ha de MS) e taxa de acúmulo diária de forragem (kg/ha/dia de MS). Os resultados indicaram que não houve diferença na infestação por percevejos castanhos entre as cultivares avaliadas. A distribuição de percevejos ao longo do ano foi uniforme, com sobreposição de gerações. O capim andropogon sofreu menos dano de percevejo castanho em solo arenoso de baixa/média fertilidade em comparação com as cultivares Massai, BRS Tamani, Marandu, BRS Zuri, BRS Paiaguás e BRS Piatã.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.