Domesticação de plantas nativas perenes: programa de pesquisa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ROCHA, F. S.; AQUINO, F. de G.; GONCALVES, H. M.; CONCEIÇÃO, L. D. H. C. S. DA; FONSECA, C. E. L. da

Resumo: A região dos Cerrados brasileiro forneceu, durante a última metade do século XX e as duas primeiras décadas do século atual, parte significativa das terras destinadas à expansão da fronteira agrícola no País. Dos 110 milhões de hectares de terras aráveis do bioma Cerrado, aproximadamente 50 milhões já estão ocupados com atividades humanas, especialmente as relacionadas a agropecuária. Parte dessa expansão deu-se sem a devida precaução com a preservação dos recursos naturais existentes, notadamente os recursos genéticos. Ciente que esta ocupação acelerada favoreceria o processo de erosão genética de cada uma das espécies do bioma, acarretando perdas irreparáveis para o desenvolvimento agronômico das mesmas, a equipe de pesquisadores da Embrapa Cerrados dedicou-se, ao longo das últimas décadas, a caracterizar, conservar e utilizar recursos fitogenéticos, visando ao estudo de diferentes possibilidades de exploração racional das espécies potenciais da região. Durante esse período diversos projetos foram desenvolvidos, com a coordenação e/ou participação de pesquisadores da Embrapa Cerrados, avaliando principalmente o potencial de diversas espécies de plantas nativas para o uso frutífero, madeireiro, forrageiro e ornamental. Esses estudos abordaram especialmente questões relativas à fenologia, aspectos populacionais e comunitários, germinação de sementes, reprodução, produção de mudas e aproveitamento alimentar de diferentes espécies. Os dados publicados até o momento são fontes importantes para o melhor conhecimento biológico das

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.