Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BRAGHIROLI, R.; BENITES, V. de M.; ARAÚJO, A. P. de

Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico na acumulação de matéria seca e fósforo (P) em plantas de milho cultivadas em casa de vegetação. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com fatorial 6x3, combinando seis fontes de P (superfosfato triplo, fosfato natural reativo de Bayóvar, superfosfato + cama de aviário, fosfato Bayóvar + cama de aviário, superfosfato + cama de aviário + ácido cítrico, fosfato Bayóvar + cama de aviário + ácido cítrico), três doses de P aplicado (40, 80 e 120 kg ha-1 de P2O5), com quatro repetições. Os fertilizantes organominerais produzidos com superfosfato triplo propiciaram maior acumulação de matéria seca e P na parte aérea de milho, do que os fertilizantes organominerais com fosfato Bayóvar. As plantas que receberam os fertilizantes organominerais com superfosfato apresentaram maior acumulação de biomassa e P na parte aérea que as plantas que receberam apenas superfosfato, sem efeito do ácido cítrico. O ácido cítrico adicionado ao fertilizante organomineral produzido com fosfato de Bayóvar aumentou a acumulação de P na raiz. Conclui-se que a incorporação de matéria orgânica ao fosfato solúvel aumenta o crescimento do milho e que a adição de ácido cítrico aos fertilizantes organominerais produzidos com fosfato natural aumenta a matéria seca de raiz.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Solos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.