Acúmulo de biomassa e potássio em gramíneas em função da fonte fertilizante e do solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DIAS, R. de C.; CASTRO, T. A. van T. de; GONÇALVES, R. G. da M.; POLIDORO, J. C.; ZONTA, E.; PEREIRA, M. G.; STRALIOTTO, R.; TEIXEIRA, P. C.

Resumo: Objetivou-se avaliar a eficiência de um fertilizante organomineral (FOM) granulado a partir da mistura de turfa e cloreto de potássio na produção de gramíneas, em comparação ao cloreto de potássio comercial. O experimento foi conduzido em vasos em casa de vegetação. A planta indicadora foi o milho (Zea mays cv. Ipanema) durante os três cultivos iniciais e braquiária (Brachiaria brizantha cv Marandu) no quarto cultivo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 2 x 6, com três repetições, sendo duas classes de solo (Latossolo Vermelho Amarelo (LVA) e Planossolo Háplico (SX)) duas fontes de K2O (KCl comercial e FOM) e seis doses de K2O (0, 15, 30, 45, 60 e 75 mg dm-3). Em todos os cultivos, a parte aérea das plantas foi coletada para obtenção da massa seca e do conteúdo de K no tecido. Nas condições estudadas, os fertilizantes proporcionaram resultados semelhantes em todos os cultivos analisados e no acumulado dos cultivos para a massa seca da parte aérea. As maiores diferenças no acúmulo de K e na produção de massa seca da parte aéreas foram proporcionadas pela aplicação das maiores doses de K2O, independente da fonte. As maiores doses de K2O em SX proporcionaram maior eficiência relativa de FOM, indicando o maior potencial da aplicação deste fertilizante em solos de textura arenosa. De modo geral, os resultados obtidos demonstram o potencial do desenvolvimento e aplicação de fertilizantes organominerais.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Solos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.