Abordagens metodológicas no campo da dinâmica de uso e cobertura de terra: um olhar para a realidade moçambicana.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MACARRINGUE, L. S.; BOLFE, E. L.; FUMO, O. A.

Resumo: Resumo. O objetivo desta revisão é discutir o enquadramento do estudo da dinâmica de uso e cobertura da terra nas abordagens metodológicas conhecidas, com olhar para a realidade moçambicana, que se distingue de outras no que diz respeito às práticas culturais, questões políticas e financeiras e conhecimento tecnológico no ordenamento do território. Esta revisão debate sobre que caminhos percorrer para um efetivo levantamento do uso e cobertura de terra com base nas abordagens metodológicas dominantes no campo científico tendo em conta as particularidades de Moçambique. Com base no levantamento teórico sobre as abordagens metodológicas e questões inerentes à dinâmica de uso e cobertura de terra, descrição das atividades envolvidas no âmbito do levantamento de uso e cobertura de terra, foi possível estabelecer relações que permitem enquadrar cada atividade em uma dada abordagem metodológica. O estudo permitiu visualizar diferentes possibilidades metodológicas para a condução de uma pesquisa sobre a dinâmica do uso e cobertura da terra em Moçambique.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.