Ácaros-fitoseídeos (Acari: Phytoseiidae) associados a clones de seringueira em Rio Branco, AC.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, R. S.; FERLA, N. J.; NOBRE, F. M.; SCHÜSSLER, M.

Resumo: O estudo foi conduzido de outubro de 2018 a janeiro de 2019, tendo por objetivo elaborar uma lista preliminar de espécies de ácaros-fitoseídeos, associados a clones de seringueiras (CPAAC 18, RRIM 600, FX 3899, FDR 5788 e PB 312), localizados no jardim clonal da Embrapa Acre, Rio Branco, AC. Semanalmente eram escolhidas, aleatoriamente, quatro plantas por clone e de cada uma delas coletadas oito folhas, no terço inferior da copa. As amostras eram acondicionadas em sacos de papel identificados e transportadas até o Laboratório de Entomologia da Embrapa Acre. Sob estereomicroscópio, os ácaros encontrados nas faces adaxial e abaxial de cada folha foram capturados com um estilete, montados em lâminas de microscopia em meio de Hoyer e identificados com auxílio de literatura especializada. Foram coletados 164 ácaros-fitoseídeos, pertencentes a oito gêneros e nove espécies (Amblyseius aerialis, Amblydromalus akiri, Propioseiopsis neotropicus, Euseius concordis, Iphiseiodes zuluagai, Typhlodromus transvaalensis, Phytoscutus sexpilis, Typhlodromips sp. e Iphiseiodes sp.). As espécies T. transvaalensis, P. sexpilis e P. neotropicus configuram-se como primeiros registros para o estado do Acre associados a Hevea brasiliensis. A espécie A. aerialis foi a mais abundante (35% do total) e melhor distribuída, não ocorrendo apenas no clone CPPAC 18. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de ácaros-predadores da família Phytoseiidae, associados a cinco clones de seringueira no estado do Acre

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.