O SITE-MLOG e suas contribuições para políticas públicas em logística agropecuária.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VILELA, G. F.; CASTRO, G. S. A.; ARAUJO, M. de

Resumo: Em 2018 foi lançada a plataforma on-line Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira - Site-MLog pela Embrapa Territorial a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. O presente estudo apresenta uma avaliação tecnológica desta plataforma junto a gestores públicos e privados e analisa pressupostos em relação a possíveis impactos econômicos e ambientais pela substituição de modais na indicação de obras prioritárias. Os usuários obtiveram uma economia de tempo de trabalho de mais de R$ 3,1 milhões. Quanto à substituição do trabalho de um especialista o uso do Site-MLog gerou uma economia superior a R$ 1,3 milhão. A maior eficiência do ganho energético com a substituição de modais rodoviários para ferroviários e hidroviários gerou uma projeção de R$ 4,7 bilhões de economia para o setor produtivo agropecuário até 2031. A previsão de redução de emissões de gases de efeito estufa com a implantação de três obras logísticas alcançou 8,5 milhões de toneladas de CO2 retirados da atmosfera até 2031. A tecnologia Site-MLog tem oferecido suporte direto ao planejamento governamental e às entidades ligadas ao agronegócio e na tomada de decisão para modelos de transporte de baixa emissão de carbono e para o financiamento verde.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.