A doença de Chagas e o açaí: considerações sobre a situação no Amapá.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CABRAL, D. de S.; BEZERRA, V. S.

Resumo: A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que pode ser transmitido por insetos popularmente chamados de ?barbeiros? contaminados. Na região Norte do Brasil, houve um aumento gradativo dos casos dessa doença, relacionando-a à ingestão da bebida processada de frutos de açaizeiro, consumida como refeição diária pela população. O barbeiro contaminado pode estar presente no fruto, durante a colheita, transporte, comercialização e no processamento em bebida nos estabelecimentos conhecidos como ?batedeiras?. O objetivo deste trabalho foi realizar análise temporal dos casos de doença de Chagas no Amapá no período de 2007 a 2018.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Parte de livro

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.