Manual para gestão da água e de resíduos do processamento de peixes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LUIZ, D. de B.; SANTOS, V. R. V. dos; LIMA, L. K. F. de; FRITZ, A. R. M.; BRIGIDA, A. I. S.; SOUZA, A. L. M. de; MUÑOZ, A. E. P.; FURTADO, A. A. L.; MESQUITA, E. de F. M. de; PONSANO, E. H. G.; GUIMARÃES, J. de T.; NAVAL, L. P.; RODRIGUES, L. G. G.; IWASHITA, M. K. P.; CHICRALA, P. C. M. S.; MOREIRA, R. de F. P. M.; BORGHESI, R.; ALVES, R. R.; MARTO, V. C. de O.

Resumo: O Manual para gestão da água e de resíduos do processamento de peixes é uma publicação técnica que aborda de forma organizada e didática duas questões fundamentais para gestão das indústrias de processamento de pescados nos tempos atuais: consumo de água e geração de resíduos. Para isso, reunimos uma equipe multidisciplinar com conhecimento em legislação, produção e sanidade de peixes, processamento de alimentos, melhoria de processos industriais, microbiologia, economia e estatística. Esse contexto ganha relevância diante da frequência com que diversas regiões no planeta têm sofrido com a escassez de água e com a contaminação química e orgânica dos corpos hídricos, em razão do descarte incorreto de resíduos e efluentes gerados nas indústrias. O foco no setor de pescados foi uma escolha natural por ser, entre os setores de processamento de carnes, o que apresenta as maiores taxas de expansão global. As orientações contidas neste manual estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ratificados em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.