Avaliação de híbridos de sorgo silageiro no cultivo em safrinha.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, J. dos; TARDIN, F. D.; FREITAS, M. H. de; TODESCATTO, F.; ROSA, M. A. B. da; SOUZA, J. M. S. de; SANTOS, J. A. P. dos; RODRIGUES, J. A. dos S.

Resumo: O Sorgo produz uma silagem de alto valor nutritivo, entretanto poucos são os cultivares encontrados no mercado indicados para o cultivo em segunda safra por possuírem uma sensibilidade ao fotoperiodismo, o que inviabiliza seu cultivo nessa época. Buscando cultivares menos sensíveis ao fotoperiodismo, foi realizado um experimento de avaliação de cultivares de sorgo silageiro, num plantio em safrinha, no município de Sinop, Mato Grosso, com o intuito de selecionar aqueles com melhor desempenho agronômico. Foram avaliados 25 genótipos de sorgo silageiro, sendo 22 híbridos experimentais desenvolvidos pela Embrapa e três testemunhas comerciais (BRS Ponta Negra, BRS 658 e Volumax). As parcelas experimentais úteis foram constituídas de duas fileiras de 5 m de comprimento, com espaçamento entre linhas de 0,70 m. As características avaliadas foram produção de matéria verde (PMV), produção de matéria seca (PMS) e porcentagem de matéria seca (% MS). A colheita ocorreu 100 dias após o plantio, onde a maioria dos genótipos se encontravam no estádio de grão leitoso-pastoso.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.