Mudanças nas frações lábeis de fósforo no solo em função da aplicação de fertilizantes minerais e organominerais fosfatados.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FRAZÃO, J. J.; LAVRES JUNIOR, J.; BENITES, V. de M.

Resumo: A produção de fertilizantes organominerais a partir resíduos orgânicos como, por exemplo, a cama de frango tem se tornado uma prática comum, visto os benefícios econômicos e ambientais. O uso de fertilizantes organominerais pode alterar a dinâmica das formas de fósforo (P), visto a sua natureza física e química. No entanto, estudos sobre o tema ainda são incipientes. Dessa forma, objetivou-se com esse estudo avaliar as frações lábeis de P no solo sob aplicação de fertilizante organomineral comparado a uma fonte mineral em doses crescentes de P (0, 125, 250, 375 e 500 mg por vaso). As frações lábeis de P no solo aumentaram significativamente com as doses de P, contudo, não houve diferenças entre os fertilizantes (exceto, na dose de P de 375 mg por vaso). Esse estudo traz informações relevantes acerca das transformações de P no solo permitindo aperfeiçoar e fomentar o uso de fertilizantes organominerais fosfatados.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Parte de livro

Unidade: Embrapa Solos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.