Abordagem da agricultura comportamental: proposta para a pesquisa em adoção de tecnologia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ROCHA, F. E. de C.; BRASIL, B. dos S. A. F.; BORGES, J. A. R.; GALERANI, P. R.; SOUZA, M. G. S. de; MACHADO, M. dos S.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar, em termos gerais, a AbAC e o método intitulado Diagnóstico Comportamental de Atividade Produtiva (DCAP), desenvolvido para avaliar resultados relacionados à adoção e ao impacto de tecnologias. O DCAP foi elaborado com base em duas contribuições teóricas: de Fishbein e Ajzen (Predicting and changing behavior: the reasoned action approach) e o método de Taylor-Powell e Henert (Developing a logical model: teaching and a training guide), usados em conjunto com variáveis relacionadas a resultados de curto prazo (conhecimento e motivação), médio prazo (ação) e longo prazo (impacto). O método foi projetado para ser operacionalizado por meio de cinco etapas sequenciais: 1) Delineamento ? definição do público-alvo, tamanho da amostra e plano amostral. 2) Instrumento ? elaboração do questionário a partir do modelo lógico, que contém quatro blocos de resultados com questões abertas e fechadas (conhecimento, motivação, ação e impacto). Para isso, são necessárias aproximadamente três oficinas com especialistas do objeto de estudo para o levantamento dos indicadores de resultados, mais três oficinas para a definição operacional desses indicadores e dos itens do questionário. O DCAP é um método indicado a qualquer ambiente, atividade ou cadeia produtiva, dado que seu foco é o comportamento humano. Tanto a AbAC quanto o DCAP são inovadores em áreas de pesquisa agrícola, extensão rural e políticas públicas, pois viabilizam estudos em adoção de tecnologia e a avaliação de resultados em curto, médio e longo prazos, direcionando ações de intervenção para melhorar a atividade produtiva em análise.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Livros

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.