Efeito da radiação ultravioleta no acúmulo de compostos secundários em cultura de calos de Ilex paraguariensis.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GRUNNENVALDT, R.; TOMASI, J. de C.; HANSEL, F. A.; DEGENHARDT, J.

Resumo: O cultivo de calos é uma ferramenta potencial para a produção de compostos secundários encontrados na planta matriz e é uma técnica utilizada por indústrias farmacêuticas e de cosméticos. Estresses abióticos, como a irradiação UV-C, podem aumentar a produção de compostos secundários. Este trabalho objetivou avaliar o efeito da UV-C na variação na composição de metabólitos secundários de calos de Ilex paraguariensis St Hill. (erva-mate). Para a indução de calos, folhas de dois genótipos foram cultivadas em meio de cultura ¼ MS suplementado com ácido 2,4-diclorofenoxiacético e zeatina. Após 120 dias de cultivo, os calos foram submetidos à radiação UV-C por 0, 5, 12,5 e 20 min e incubados por 6, 39 e 72 h no escuro. Foram analisados o acúmulo de compostos secundários e o conteúdo de compostos fenólicos totais. A resposta foi dependente do genótipo, tempo de exposição e tempo de incubação após a irradiação. O clone F1 não apresentou alteração no conteúdo de fenólicos totais, ácido clorogênico, ácido 3,4-dicafeoilquínico e ácido 4,5-dicafeoilquínico, enquanto o clone 6-156-6 diminuiu a produção de ácidos dicafeoilquínico, ácidos cafeoilquínico e fenólicos totais, dependendo da exposição e do tempo de incubação. O clone 6-156-6 apresentou maior quantidade de compostos secundários. Nas condições avaliadas, o UV-C não é recomendado para aumentar os compostos secundários de calos de erva-mate.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Parte de livro

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.