Agrobiodiversidade da comunidade quilombola São Benedito, MT.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LUCCA, C. Z.; HOOGERHEIDE, E. S. S.

Resumo: A agrobiodiversidade e as comunidades remanescentes de quilombo possuem íntima interação fortalecida pelas suas heranças culturais, o que torna as espécies vegetais base desses sistemas agrícolas. Este trabalho teve por objetivo catalogar as espécies conservadas nas propriedades agrícolas de agricultores tradicionais remanescentes do quilombo São Benedito, Poconé, MT. Foram selecionados nove agricultores, e após obtida a autorização do Cegen, foi aplicada a técnica da lista livre e observação direta nos quintais. As espécies mencionadas foram identificadas com respectivos nomes científicos e classificadas de acordo com o uso, conforme a bibliografia, e realizada a análise descritiva dos dados. Foram identificadas 126 espécies no total, sendo mandioca, banana, abóbora, camomila, manga, caju, milho, melancia, boldo, cebolinha e limão (n=9) as mais citadas. Deste total, 60 foram mencionadas por apenas um agricultor. Isso indica que estas espécies não estão disseminadas entre os agricultores, e tampouco o seu uso. Interessante ainda destacar que, destas, 41 são de uso medicinal, e 27 ocorrem na mata nativa, de onde os agricultores as retiram para o uso. O fato de apenas um agricultor citá-las indica risco de erosão de conhecimento, caso não seja transmitido. A comunidade tradicional estudada é detentora de rico conhecimento, pois a agrobiodiversidade atende suas necessidades no sentido amplo, desde a alimentação à cura de enfermidades. Tal conhecimento necessita ser ampliado e registrado, a começar dentro da própria comunidade em que vivem. Políticas públicas voltadas a incentivar a conservação onfarm/in situ, bem como demonstrar a importância da transmissão do conhecimento são abordagens que devem envolver as comunidades tradicionais.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.