Análise da rentabilidade financeira de um plantio de Eucalyptus urophylla S. T. Blake para energia com financiamento pelo Programa ABC.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MOREIRA, J. M. M. A. P.; ZANCANARO, G. G.; VUADEN, E.; SIMIONI, F. J.

Resumo: As análises de viabilidade econômico-financeira de plantios florestais têm sido normalmente reali- zadas considerando o financiamento da atividade somente com recursos próprios. No entanto, exis- tem várias opções de financiamento para este fim, constituindo-se em importantes alternativas para os produtores. O objetivo do presente trabalho foi analisar o impacto da inserção de recurso externo, proveniente da linha de crédito do Programa ABC, na avaliação econômico-financeiro de um plantio florestal de eucalipto para finalidades energéticas, sob a ótica do investidor florestal. Os indicado- res Valor Presente Líquido (VPL), Valor Presente Líquido Infinito (VPL∞), Valor Anual Equivalente (VAE), Valor Esperado da Terra (VET), Taxa Interna de Retorno (TIR), Relação Benefício/Custo (B/C) e Custo Médio de Produção (CMP) foram utilizados para a análise financeira das estratégias de produção, as quais foram realizadas para os fluxos de caixa sem e com o financiamento, con- siderando também o impacto das variações da Taxa Mínima de Atratividade (TMA) e da taxa de juros do financiamento, além da apropriação da receita pelos fatores de produção. Os resultados demonstraram que a inserção de recursos financeiros na atividade florestal oriundos do Programa ABC impactou de forma positiva os indicadores, principalmente a TIR, melhorando a rentabilidade da atividade florestal e reduzindo a sensibilidade do VPL do investidor às variações na sua TMA, indicando ser uma opção viável aos produtores. Espera-se que o presente estudo possa contribuir na discussão dos benefícios oriundos da concessão de linhas de financiamento que promovam a adoção de sistemas de produção mais sustentáveis, como as preconizadas pelo Programa ABC+, auxiliando produtores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas no avanço deste impor- tante componente do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura - Plano ABC, que faz parte da Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei no 12.187, de 29 de dezembro de 2009).

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.