Desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha: estratégias e experiências.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AQUINO, A. M. de; LOPES NETTO, A; ASSIS, R. L. de

Resumo: O livro aborda o desenvolvimento local, em que, para o efetivo desenvolvimento das políticas públicas, preconiza-se o empoderamento e maior participação e in?uência da sociedade sobre a dinâmica econômica. Destaca-se que o desenvolvimento deve deixar de ser algo que se espera, para ser algo que se faz, com cidadania política complementada por inclusão econômica e social, com as pessoas se apropriando de suas realidades. Para isso, nas regiões de montanha, é fundamental conhecer a geogra?a, a ecologia, a cultura, os atores sociais, as instituições e o histórico do uso do solo, para compreender as interações existentes, a exemplo de experiências europeias. Para muitos, as montanhas representam locais preferenciais para lazer, contemplação, aproximação com a natureza e fonte de inspiração. Com essa visão, a China tem investido signi?cativamente na conservação de suas montanhas e, para isso, capitaneou a criação da Associação de Montanhas Famosas do Mundo, cuja Secretária Geral Adjunta para a América do Sul nos fala, neste livro, da importância e do papel da Associação. No contexto nacional, revisam-se conceitos relacionados às políticas públicas e os ambientes de montanhas, bem como iniciativas de diferentes instituições brasileiras com in- terface e interesse no desenvolvimento das montanhas. Ressalta-se que ?é urgente que o Brasil considere a orientação das Nações Unidas sobre as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha, a partir das experiências de outros países.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.