Influência de plantas de cobertura sobre a produção orgânica de brócolis em plantio direto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, V. V.; GUERRA, J. G. M.; RIBEIRO, R. de L. D.; ALMEIDA, D. L. de; ESPINDOLA, J. A. A.; OLIVEIRA, F. L. de; JUNQUEIRA, R. M.; ARAUJO, E. da S.

Resumo: O trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes plantas de cobertura do solo, cultivadas isoladamente ou consorciadas, sobre o desempenho de brócolis (Brassica oleracea var. italica) em plantio direto e sistema orgânico de produção. Os experimentos foram conduzidos em dois anos consecutivos, no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (“Fazendinha Agroecológica Km 47”), localizado no município de Seropédica, Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Em ambos os experimentos utilizou-se delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições. No primeiro experimento os tratamentos consistiram de pré-cultivos de crotalária (Crotalaria juncea), milheto ‘BN 2’ (Penisetum glaucum), sorgo ‘BRS 800’ (Sorghum bicolor) e da vegetação espontânea (com predomínio de Cyperus sp.). No segundo experimento, instalado em sucessão na mesma área do anterior, o milheto foi substituído pelo consórcio entre crotalária e sorgo. A biomassa produzida pelas plantas de cobertura variou entre 7,3 e 10,7 Mg ha-1. A palhada oriunda do consórcio entre crotalária e sorgo apresentou acumulação e liberação de nutrientes, com uma taxa de decomposição mais lenta. Crotalária e milheto revelaram maior capacidade de restringir a reinfestação de plantas espontâneas durante o período inicial do cultivo do brócolis. A crotalária, em monocultivo, favoreceu a produtividade da hortaliça.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.