Solos arenosos da depressão do Médio Vale do Rio Tocantins: caracterização pedológica e modificações proporcionadas pelo cultivo agrícola.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Os solos originados de materiais arenosos têm sua formação fortemente influenciados pela herança parental que condiciona elevado teor da fração areia. Com esta composição, os solos têm limitada capacidade de interação e geração de cargas elétricas para a formação de agregados estáveis, baixo potencial de fonte e retenção de nutrientes. Estas características podem controlar o potencial agrícola com maior expressão e intensidade em detrimento aos solos mais argilosos, principalmente nas respostas às práticas agrícolas e na qualidade destes solos. Considerando a necessidade de detalhamento destes solos devido os aspectos intrínsecos da pedogênese e do potencial agrícola, o objetivo deste trabalho foi caracterizar os solos arenosos e avaliar a intensidade das modificações proporcionadas pelas práticas agrícolas na região do Médio Vale do Rio Tocantins. Perfis de solo foram descritos e horizontes caracterizados em condição de vegetação nativa de Cerrado e sob cultivo agrícola com soja e pastagem com braquiária. A variação dos teores da areia grossa e areia fina configura grupos distintos pela relação areia grossa / areia fina, porém com baixa correlação com a água disponível e carbono orgânico. O cultivo com soja e manejo atual proporciona o estreitamento do horizonte superficial e diminuição do teor de carbono orgânico, enquanto, a pastagem com braquiária mostra-se com potencial inverso. A prática de calagem e adubação propicia incremento significativo nos horizontes superficiais em função da baixa capacidade de retenção e disponibilidade de nutrientes nos solos para cultivos agrícolas.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.