Fauna do solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: KIILL, L. H. P.

Resumo: A fauna de invertebrados do solo representa os animais que vivem no solo e dependem deste para sobrevivência. Eles podem ser organismos microscópicos (o que não podemos enxergar a olho nu), como colêmbolos e ácaros de solo; ou macroscópicos como insetos (besouros, formigas, baratas, tesourinhas, paquinhas), miriápodes (embuás ou piolho-de-cobra, lacraia), aracnídeos (aranhas, escorpiões), nematóides, minhocas e moluscos gastrópodes. O solo é formado por diferentes camadas e isso também determina a distribuição dos invertebrados ao longo desta estratificação. Assim, existem os invertebrados que vivem sobre o solo (folhiço) e aqueles que escavam galerias (rasas ou profundas) vivendo em camadas em que a matéria orgânica decomposta está misturada às partículas minerais. Os invertebrados que vivem no folhiço possuem pernas alongadas e coloração evidente, enquanto aqueles das camadas inferiores possuem geralmente pernas reduzidas ou não as possui, o corpo é transparente e vermiforme. Quanto mais rico é o solo em matéria orgânica, maior será a diversidade destes animais. Assim, práticas de manejo que mantêm a cobertura vegetal podem aumentar as populações de invertebrados do solo, trazendo benefícios às plantas que incluem o aumento de artrópodes predadores e a redução dos herbívoros (pragas), aumento de nutrientes minerais e descompactação do solo.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.