Produtividade de soja em sistemas iLPF na fase final do crescimento das árvores.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HAESE, F. V. S. F.; ZOLIN, C. A.; MAGALHÃES, C. A. de S.

Resumo: A produção de grãos em sistemas ILPF geralmente ocorre nos primeiros dois anos, já que após 3 ou 4 anos a interferência das árvores provoca redução acentuada na produtividade. No caso de sistemas em que há desbaste de árvores para diminuição do número de plantas por hectare, além da realização da desrama, com a finalidade de se obter árvores de maior diâmetro, ocorre diminuição do sombreamento que pode permitir o cultivo de grãos. O objetivo foi avaliar a produtividade de grãos de soja no 3º ano após a última intervenção (desbaste/desrama) feita no componente florestal. O experimento está implantado em um delineamento em blocos ao acaso, com 4 repetições. Foi avaliada a produtividade de grãos de soja em quatro tratamentos: lavoura solteira (LAV), integração lavoura-floresta (ILF), convertido para renques simples após o 8º ano; integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF1), convertido para renques simples após o 4º ano; e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF2), convertido para renques simples após o 8º ano. Nessa safra os tratamentos ILF (3275 kg/ha) e ILPF1 (3282 kg/ha) não diferiram do LAV (3442 kg/ha), porém o ILPF2 (3188 kg/ha) foi inferior. Como os tratamentos ILF e ILPF2 são praticamente iguais, e as diferenças foram relativamente pequenas entre eles, provavelmente essa resposta ao desbaste/desrama esteja atingido o ponto crítico, o que será confirmado na próxima safra (2022/2023).

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Anais e Proceedings de eventos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.