Inoculação de rizóbio em feijão-caupi cultivado no sistema de plantio direto no estado do Amazonas, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MUNIZ, A. W.; OLIVEIRA, I. J. de; SÁ, E. L. S. de

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar a efetividade da inoculação com rizóbios em feijão-caupi cultivado no sistema plantio direto no estado do Amazonas, Brasil. O experimento foi conduzido em Manaus, Amazonas, em Latossolo Amarelo, durante as safras de 2014 e 2015. Os resultados demonstraram que não há interação entre os tratamentos com nitrogênio e as variedades de feijão-caupi. No entanto, foram observadas interações entre o ano de cultivo e as variedades de feijão-caupi. A variedade BRS Guariba apresentou maior nodulação (número e massa de nódulos) do que a variedade BRS Novaera. Conclui-se que a inoculação pode substituir a adubação nitrogenada no sistema plantio direto, pois permite a mesma produtividade que a adubação nitrogenada mineral na semeadura e em cobertura. A variedade BRS Guariba apresentou maior nodulação com inoculação da estirpe SEMIA6462 do que a variedade BRS Novaera.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.