Descritores para a proteção de cultivares de araucária.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: WENDLING, I.; CONSTANTINO, V.; STUEPP, C. A.; ZANETTE, F.; DOBNER JUNIOR, M.

Resumo: Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze, é uma espécie icônica e de grande importância para o Brasil, principalmente para a região Sul. Conhecida popularmente como araucária, pinheiro brasileiro ou pinheiro do Paraná, originalmente cobria grandes áreas na região Sul, estendendo-se para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo em pequenas manchas isoladas, principalmente em regiões de maior altitude destes estados (Carvalho, 2003). Desde os primórdios da ocupação do território brasileiro onde ocorre, a araucária sempre manteve papel chave na sobrevivência humana, fornecendo madeira para construções e outros usos, bem como o pinhão para a alimentação (Wendling e Zanette, 2017).

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.