Desempenho de um sistema de aeracao de reservatorio de agua constituido por tubos verticais ranhurados com descarga submersa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: FEITOSA FILHO, J. C.; BOTREL, T. A.; PINTO, J. M.; CAVALCANTE, L. F.

Resumo: Um experimento foi instalado no Laboratório de Hidráulica da ESALQ-USP em Piracicaba, São Paulo, Brasil, como objetivo de desenvolver e testar um sistema de aeração de água de baixo custo. O sistema proposto foi constituído de tubos de PVC rígido de 20 e 25 rnrn de diâmetros encontrados facilmente em casa que comercializam materiais hidráulico. Avaliou-se uma unidade constituída por cínco linhas de 25 mm de díâmetro sendo nelas, inseridos 25 tubos de 20 mm com extremidades submersas à profundidade de 0,30 m. Verificou-se que: a) a vazão de ar incorporado na água pelo sistema aumentou diretamente com o aumento da vazão motriz até um ponto máximo. Houve a partir daí, redução gradativa da primeira, até o sistema não mais funcionar; b) os valores médios da porcentagem de ar incorporado na água e rendimento em função da vazão motriz nos testes com um tubo foram de 5,14% e 5,49% respectivamente, enquanto que no sistema, estes valores foram de 4,58% e 4,95%; c) as vazões de ar incorporado na água em função das vazões motrizes em ambos testes apresentaram melhor ajustes à funções quadráticas; d) o sistema atendeu aos objetivos propostos e pode ser recomendado para aeração de reservatórios de água nas condições analisadas.

Ano de publicação: 2000

Tipo de publicação: Separatas

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.