Efeito dos fungicidas metalaxil e fenarimol na microbiota do solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, C. M. M. de S.; FAY, E. F.; VIEIRA, R. F.

Resumo: Avaliou-se o efeito adverso dos fungicidas metalaxil e fenarimol na comunidade microbiana de solos sob cultivo de uva, provenientes da região de Petrolina, Pernambuco (Brasil). No experimento, conduzido em casa de vegetação, os solos foram suplementados com diferentes concentrações dos fungicidas, sendo avaliados os seguintes parâmetros microbiológicos: carbono da biomassa microbiana (Cmic), comprimento de hifas vivas, atividade hidrolítica do diacetato de fluoresceína (FDA), atividade enzimática da fosfatase ácida e atividade enzimática da esidrogenase. A adição dos fungicidas afetou negativamente o Cmic, o comprimento das hifas vivas e a atividade da desidrogenase, mas não demonstrou efeito adverso sobre o FDA e a atividade enzimática da fosfatase. O fenarimol mostrou-se mais tóxico que o metalaxil, sendo observado efeito transitório de ambos no solo.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Separatas

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.