Manejo indígena, substâncias húmicas e fertilidade de solos antropogênicos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CUNHA, T. J. F.; CANELLAS, L. P.; MADARI, B. E.

Resumo: Foram estudados solos provenientes do manejo indígena pretérito (terra preta de índio) na Amazônia brasileira. As terras pretas da Amazônia com horizonte antrópico (Au), possuem fertilidade natural alta geralmente atribuída ao elevado de conteúdo de carbono orgânico e às propriedades físico-químicas das suas substâncias hímicas. Estudaram-se as relações entre as frações humificadas de solos altamente intemperizadas da bacia Amazônica com e sem horizonte antrópico e as característica de fertilidade dos mesmos. Fracionou-se a matéria orgânica do solo em ácido fúlvicos (AF), ácido húmicos (AH) e humina (H), na camada de 0-20cm em diferentes situações de uso. Verificou-se que a fração humina está diretamente relacionada com a fertilidade dos solos antropogênicos e que o manejo indígena pretérito dos solos proporcionou uma matéria orgânica de alta qualidade e bastante humificada, sendo esta responsável pela elevada fertilidade química destes solos.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Parte de livro

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.