Efeitos da adubação fosfatada e da aplicação de resíduo de celulose no crescimento de Eucalyptus dunnii.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ANDRADE, G. de C.; SILVA, H. D. da; BELLOTE, A. F. J.; FERREIRA, C. A.

Resumo: No Brasil, os plantios de árvores de rápido crescimento, principalmente espécies de Eucalyptus e de Pinus , representam uma oferta de milhares de empregos e significativa contribuição ao PIB. Do ponto de vista ambiental, contribuem para reduzir a pressão sobre as florestas nativas, concorrendo assim para a sua preservação e a dos recursos naturais nelas existentes. Esses povoamentos florestais, implantados na sua maioria em solos de baixa fertilidade, apresentam altas taxas de crescimento, necessitando de quantidades significativas de água e nutrientes do solo, o que causa preocupações com a sustentabilidade desses sistemas e com a necessidade de reposição futura de nutrientes. A utilização de resíduos para esta finalidade é considerada prioritária. Neste trabalho foram avaliados os efeitos da fertilização mineral e da aplicação de resíduo da indústria de celulose no crescimento de árvores de E. dunnii , em ensaio com delineamento fatorial, combinando 4 doses de fósforo (0; 28; 56 e 112 g de P 2 O 5 /planta) com 5 doses de resíduo (0; 10; 20; 40 e 80 t/ha). O plantio foi realizado na região de Ponta Grossa – PR, utilizando-se o espaçamento de 3 X 2 m entre plantas, em LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO, solos de baixa fertilidade, característicos dos campos gerais do Estado do Paraná. A adubação com fósforo ocorreu no sulco, no momento do plantio, e o resíduo foi aplicado 10 meses após o plantio, a lanço, em toda a parcela, e incorporado ao solo mecanicamente, com enxada rotativa. Os resultados obtidos aos seis anos de idade permitem concluir que o E . dunnii respondeu isoladamente à adubação fosfatada e à aplicação de resíduo de celulose, em volume cilíndrico arbóreo, com ganhos em volume com relação à testemunha, de 38% a 61%, da menor para a maior dose de fósforo aplicada, e entre 20% e 40% para os níveis de resíduo testados. Estas respostas também ocorreram nas diferentes combinações de doses de fósforo com os níveis de resíduo, sendo todas superiores à testemunha, em volume cilíndrico de madeira, de 52% a 92%.

Ano de publicação: 2003

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.