Aspectos fotomorfogenéticos de plantas jovens de erva-mate.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RAKOCEVIC, M. MEDRADO M. J. S.; TAKAKI M.

Resumo: O objetivo deste experimento foi determinar as respostas fotomorfogenéticas de ervamate na fase juvenil em condições controladas, para o estudo de estratégias utilizadas pela espécie na sombra. O crescimento de mudas de erva-mate foi acompanhado na câmara climatizada (fitotron), com período diurno de 12 horas com fluxo de fótons de radiação fotossinteticamente ativa (PPFD) de 510µmol.m-2.-1, razão vermelho: vermelho extremo (V:VE) de 2,35, temperatura de 25°/18°C e umidade relativa de 80%. No fim do dia (tratamento EOD), durante 1 hora e 15 minutos, as plantas foram submetidas à radiação de intensidade reduzida - à sombra, simulando a radiação no nível de sub-bosque de V:VE = 0,31 com PPFD = 13 µmol.m-2s-1 e à sombra do sub-bosque profundo e denso de V:VE = 0,06 com PPFD = 7,2 µmol.m-2s-1. As observações foram realizadas a cada 10 dias. As plantas de erva-mate sob tratamento de sombra no fim de dia com V:VE = 0,31 alongaram o caule mais rápido que as plantas submetidas aos tratamentos V:VE = 0,06 e controle (V:VE = 2,35). As plantas mais sombreadas (EOD V:VE=0,06) mostraram menor emissão de folhas quando comparadas com as plantas controle. Tanto plantas na sombra menos severa (EOD V:VE = 0,31) quanto plantas mais sombreadas (EOD V:VE = 0,06), mostraram o aumento de área foliar total por planta, embora com o número total de folhas menor. Assim, as plantas jovens de erva-mate mostraram respostas de "shade - avoiding" ao gradiente de sombra, com estratégia de aumento de área foliar individual.

Ano de publicação: 2003

Tipo de publicação: Parte de livro

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.