Eficiência do fungo Beauveria bassiana (BALS.) VUILL. no controle de Hedypathes betulinus (KLUG, 1825) (COLEOPTERA: CERAMBYCIDAE), em campo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LEITE, M. S. P.; PENTEADO, S. R. C.; DE OLIVEIRA, S.

Resumo: Na cultura da erva-mate (Ilex paraguariensis) a praga que ocasiona maiores danos é a broca-da-erva-mate Hedypathes betulinus (Klug). Como medida de supressão populacional desta praga, avaliou-se em campo, a eficiência de um formulado fúngico com Beauveria bassiana (Bals) Vuill. A linhagem de B. bassiana (CG 716) formulada em óleo foi aplicada somente no tronco da erveira, com um pulverizador costal, na concentração de 107 esporos/ml. Obteve-se 70,8 % de infectividade, com tempo letal de 30,6 dias. O poder residual B. bassiana formulado em óleo foi avaliado em campo durante quatro dias, verificando-se infectividade acima de 56%, em todo o período avaliado.

Ano de publicação: 2003

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.