Composição físico-química de macaxeiras no Estado do Amapá.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BEZERRA, V. S.

Resumo: A macaxeira, também conhecida como mandioca mansa ou aipim, é um dos alimentos mais acessíveis da população brasileira, pois além de ser cultivada em todos as regiões do Brasil, também é considerada fonte de energia barata, devido ao seu alto teor de amido. Três materiais de macaxeira foram avaliados no Campo Experimental da Embrapa Amapá, no município de Macapá, Estado do Amapá. As cultivares Peruana e Pão são originárias de coletas em áreas de produtores e a cultivar Curuai foi coletada de área indígena do município de Oiapoque. As raízes foram colhidas e analisadas no Laboratório de Alimentos da Embrapa Amapá para avaliação de seus aspectos qualitativos através da caracterização físico-química. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em três repetições, avaliadas em triplicatas. Nos três materiais avaliados observou-se uma característica em comum, a coloração amarela da polpa das raizes. As cultivares não apresentaram diferenças significativas nos parâmetros teor de sólidos solúveis totais (3,8°Brix), acidez total titulável (0,26mL NaOH 1N) e cinzas (1,2g/1OOg). Em relação ao teor de matéria seca as cultivares Curuai e Peruana (36,5g/100g) obtiveram resultados superiores estatisticamente à macaxeira Pão (32,7g/100g). O pH medido na macaxeira Pão (6,1) foi significativamente maior que os valores avaliados nas cultivares Peruana e Curuai (5,8). Foi observado que a cultivar Pão (1,7g/100g) obteve teores de extrato etéreo significativamente maior que as macaxeiras Peruana (1,4g/100g) e Curuai (0,97g/100g). Assim como a cultivar Pão (0,38g/100g) também apresentou desempenho superior em relação ao teor de proteína das cultivares Peruana (0,30g/100g) e Curuai (0,29g/100g). Com este desempenho qualitativo superior, principalmente em relação ao teor protéico, a cultivar Pão teve suas características qualitativas adicionadas para validar sua recomendação aos produtores.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Separatas

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.