Avaliação do potencial químico e físico dos solos sob diversos sistemas de uso da terra na colônia agrícola de Tomé-Açu, Estado do Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BAENA, A. R. C.; FALESI, I. C.

Resumo: A Colonia Agricola de Tome-Acu, localizada no nordeste paraense, no municipio de Tome-Acu, e uma regiao que se destaca na historia da colonizacao amazonica. Em 1929, suas terras comecaram a ser cultivadas com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, que em 1934 iniciaram o cultivo de pimenta-do-reino e, a partir de 1955, o Para passou a ser o maior produtor de pimenta do Brasil. Os solos de Tome-Acu sao semelhantes aos de toda a Amazonia, pobres em nutrientes. Entretanto, os colonos radicados nesse municipio possuiam grau de conhecimento mais elevados, e contavam com o apoio dos governos brasileiro e japones, o que lhes proporcionou a disponibilidade de uma consideravel infra-estrutura. Antes de ser desbravado, o municipio de Tome-Acu era recoberto pela exuberante floresta tropical, onde o uso do fogo foi pouco utilizado, e para o preparo do solo usou-se mecanizacao. De acordo com a paisagem atual de Tome-Acu, foram selecionadas dez areas para estudo. Em cada uma destas areas foram coletadas amostras de solo a superficie de 0-20cm, e determinados teores e valores de carbono; nitrogenio; materia organica; calcio; magnesio; aluminio; potassio; fosforo; pH; densidade aparente; porosidades total; macro e micro; capacidade de campo; ponto de murcha e capacidade de armazenar agua disponivel. Com o objetivo de avaliar alteracoes edaficas decorrentes do uso do solo, foram comparados os parametros estudados entre os diversos agroecossistemas selecionados, tomando-se como padrao o solo da floresta. Os resultados mostram nos locais de uso intesivo um consideravel decrescimo nos teores de carbono, nitrogenio e materia organica, assim como compactacao induzida.

Ano de publicação: 1999

Tipo de publicação: Folhetos

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.