Características nutricionais do fruto e teor de bixina em urucu (Bixa orellana L.).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FERREIRA, W. de A.; FALESI, I. C.

Resumo: Determinou-se na semente, na casca e na placenta o teor de nutrientes, a percentagem de peso seco de sementes em relação ao peso fresco da cápsula, o peso seco e fresco; a relação entre o peso seco da semente e casca mais placenta e o teor de bixina de seleções botânicas de urucuzeiro, aqui denominadas como Verdinha, Jari, Wagner, Pastelão e Branca. Houve uma tendência geral dos teores de nutrientes da semente superem os da casca em todas as seleções. Quando se considerou como casca o somatório de casca com placenta, a quantidade de nutrientes contida na mesma, muitas vezes foi maior do o contido na semente. As ordens decrescentes de conteúdo de macronutriente na cápsula e semente foram respectivamente: K(maior que)N (maior que)P ou Ca(maior que)Mg, K(maior que)N(maior que)P(maior que Mg(maior que)Ca. Na casca, como na placenta, a ordem foi K(maior que) N(maior que) Ca(maior que) Mg(maior que) P. Com esta seqüência foi mantida para casca, com a diferença de que o Mg superou o Zn. a quantidade estimada de nutrientes exportados pela produção de 1.000 kg de sementes e cápsulas de urucu foi superior ao equivalente em frutos frescos de citros, e algumas seleções de urucuzeiros exportaram com as sementes mais K, Mg, Fe e Mn do que a soja. As seleções Jari com 29,38% e Verdinha com 24,49% foram as mais promissoras para produzir sementes secas, enquanto a Pastelão, com apenas 8,32%, foi a que produziu menos semente seca por peso fresco de cápsula.

Ano de publicação: 1989

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.