Avaliação de técnica de tomaticultura em gramado (TEG) na Amazônia Oriental.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CHENG, S. S.; CHU, E. Y.; POLTRONIERI, L. S.

Resumo: No Brasil, o tomateiro é cultivado principalmente em época de baixa precipitação e temperaturas amenas como as regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste. Na Amazônia Oriental, uma região tropical úmida de baixa altitude, com temperatura elevada, a cultura do tomateiro enfrenta muitas dificuldades. A baixa produtividade e a mortalidade das plantas têm reduzido o número de produtores desta hortaliça, com a produção local de tomate inferior a 0,1% do volume comercializado anualmente. A técnica de Tomaticultura Em Gramado (TEG) foi concebida em 1997 e aperfeiçoada em 1998, para solucionar os problemas da tomaticultura sob clima quente e chuvoso da Amazônia, usando dois principais mecanismos: 1. Campo gramado para controlar a proliferação de doenças, pragas, plantas invasoras, erosão e lixiviação de nutrientes. 2. Queima de descarte de madeira na área de cultivo para eliminar a grama e reduzir a acidez e pobreza do solo. O presente trabalho apresenta resultados preliminares de tomaticultura sob essa nova técnica, com avaliação de produtividade, ciclo da planta e peso médio do fruto. A nova técnica de cultivo permitiu a produtividade de 5,6 ± 0,2 kg por planta, sendo o período de colheita de 60 a 80 dias. A TEG demonstrou ser uma alternativa promissora para o sistema de produção de tomate na região quente e chuvosa, usando a gramínea como protetora e limpadora do solo

Ano de publicação: 2002

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.