Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 2-sistema de produção irrigado.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Resumo: O uso da irrigação se constitui numa alternativa para alavancar a produção de milho na região central de Minas Gerais, que é carente de grãos. Modelos de simulação de culturas acoplados a ferramentas de apoio à decisão podem ser empregados para auxiliar na avaliação de estratégias de semeadura que possibilitem a obtenção de produtividades elevadas com o uso racional dos recurso hídricos. Utilizaram-se dados de produtividade de grãos de milho simulados e uma metodologia estatística para desenvolver um critério de decisão para datas de semeadura em um sistema de produção de milho irrigado. Tolerando-se uma redução de 10% na produtividade, em relação ao valor médio máximo, o período de semeadura na região deve ser de 23 de janeiro a 27 de março.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Parte de livro

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.