A micropropagação de eucalipto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: DUTRA, L. F.; WENDLING, I.; BRONDANI, G. E.

Resumo: O eucalipto é o gênero florestal mais pesquisado em micropropagação, entretanto, são poucos os resultados efetivos obtidos com sua multiplicação contínua. A micropropagação inclui a desinfestação e cultivo dos explantes em meio nutritivo e condições assépticas, a multiplicação dos propágulos em sucessivos subcultivos e o enraizamento in vitro ou ex vitro. Como vantagens, possibilita: alto rendimento por planta matriz; obtenção de plantas isentas de viroses; produção de mudas em qualquer época do ano; produção intensiva de mudas sadias, em curto período de tempo e espaço reduzido; clonagem de plantas de difícil propagação vegetativa por métodos convencionais como estaquia e miniestaquia; e preservação de plantas matrizes sem riscos de infecção. Suas desvantagens incluem a dependência de um laboratório de cultura de tecidos, cuja manutenção implica em altos custos, além da exigência de mão-de-obra altamente especializada; elevada possibilidade de contaminação; variação de condições entre e dentro de clones; dificuldade de encontrar o meio adequado para a espécie desejada; e possibilidade de ocorrência de mutações, como resultado do uso de fitorreguladores. Embora tenha alto custo em comparação a outros métodos de clonagem, a micropropagação de eucalipto é estratégica para manter material vegetal superior in vitro ou para abastecer o microjardim clonal.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.