Características do pelo de bovinos nelore, angus x nelore e senepol x nelore nas estações de inverno e de verão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RIBEIRO, A. R. B.; ALENCAR, M. M. de; SILVA, J. R. M. C. da; FREITAS, A. R. de; RAMOS, A. de C. L. S.; STARLING, J. M. C.; OLIVEIRA, M. C. de S.

Resumo: O objetivo neste trabalho foi avaliar as características do pelame de 256 novilhas Nelore (NX), Angus x Nelore (AN) e Senepol x Nelore (SN) nas estações de inverno e de verão. O experimento foi conduzido no Centro de Pesquisa da Embrapa Pecuária Sudeste ? CPPSE localizado na região Sudeste do Brasil. Foram analisados dados de espessura de pelame (EP), densidade numérica de pêlos/cm2 (NP), comprimento (CP) e ângulo de inclinação dos pêlos (ICP) e densidade da massa (DM) do pelame. Os dados foram analisados por meio de análises de variância, segundo modelo que. além do efeito médio global, incluiu o efeito de GG (grupo genético), animal (GG), estação (verão e inverno) e a interação GG x estação. Todas as variáveis estudadas foram influenciadas estatisticamente por GG (P<0,01) e pela estação do ano (P<0,01 e P<0,05), com exceção de ICP para estação do ano (P>0,05). A interação GG x estação influenciou apenas a variável DM (P<0,01). Independente de GG, no verão os pêlos foram mais curtos, o pelame menos espesso, com maior número de pêlos e com maior grau de inclinação. Observa-se que os animais cruzados AN apresentaram maior CP, EP e DM e menor ICP do que os animais dos grupos NX e SN. Os Animais SN apresentaram menor NP e CP que os outros grupos genéticos. Para as varáveis EP, ICP e DM não houve diferença entre os grupos SN e NX. Quanto à interação significativa GG x estação para DM, observa-se que os grupos NX e AN apresentaram maior DM no inverno do que no verão, não sendo encontradas diferenças para o SN. A DM do AN no verão não diferiu dos valores encontrados para os grupos NX e SN no inverno. Com base nesses resultados, os animais cruzados AN apresentam características indicativas de menor e os SN de maior adaptação à condições tropicais.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Separatas

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.