Análise de componentes principais do peso corporal e de características reprodutivas de fêmeas da raça Canchim.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: BUZANSKAS, M. E.; SAVEGNAGO, R. P.; RAMOS, S. B.; NUNES, B. do N.; CARDOSO, D. F.; MUNARI, D. P.; ALENCAR, M. M. de

Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre os valores genéticos de características reprodutivas e produtivas de fêmeas da raça Canchim, por meio da análise de componentes principais. Os valores genéticos de 10.802 animais para idade ao primeiro parto (VGIPP), idade ao segundo parto (VGISP), peso corporal de fêmeas aos 420 dias de idade (VGP420) e intervalo de partos (VGIP) foram estimados por meio do método da máxima verossimilhança restrita, sob modelo animal uni-característica. Posteriormente, os valores genéticos destas características foram utilizados na análise de componentes principais. O critério de Kaiser foi utilizado para selecionar os componentes principais que apresentaram informação relevante em relação ao conjunto de dados. Os dois primeiro componentes principais atenderam a este critério, possuindo 48,51% e 24,86% da variação total dos dados. Observou-se que VGIPP, VGISP e VGIP foram altamente associados com o componente principal 1 e muito associados entre si. Porém, estes foram pouco associados com VGP420, pois o valor genético do peso de fêmeas aos 420 dias foi altamente associado com o componente principal 2. Concluiu-se que melhorias na idade ao primeiro parto trariam respostas positivas para idade ao segundo parto e intervalo de partos. A metodologia de análise multivariada de componentes principais poderia auxiliar a avaliação genética de características de interesse da raça Canchim.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Separatas

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.