Efeitos de horários de colheita no teor e na composição do óleo essencial de erva-cidreira brasileira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, M. R. A. dos; INNECCO, R.

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes horários de colheita no teor e composição do óleo essencial da erva-cidreira brasileira (Lippia alba (Mill.) N.E. Brown), quimiotipo limoneno-carvona, nas estações chuvosa e seca do Ceará. As folhas foram colhidas às 7, 9, 11, 13, 15 e 17 horas. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 500 g de folha fresca. Na estação seca, a obtenção de óleo essencial foi superior à estação chuvosa. Em ambos os casos, os maiores teores foram obtidos às 15 horas. Os teores de limoneno e carvona foram afetados pelo horário de colheita.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Folhetos

Para a realização de melhorias nos servidores, as publicações da Embrapa estão temporariamente indisponíveis para baixar. O serviço será restabelecido no sábado, dia 27 do novembro de 2021. Pedimos desculpas pelo inconveniente, agradecemos pela compreensão e reforçamos que os ajustes visam melhorar a prestação dos serviços digitais.

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.