Termorregulação de novilhas Senepol submetidas a um teste de tolerância ao calor na região Sudeste do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoria: STARLING, J. M. C.; RIBEIRO, A. R. B.; ALENCAR, M. M. de; MUNARI, D. P.; SAVEGNAGO, R. P.; FERNANDES JÚNIOR, J. A.; PAÇO, A. L.; IBELLI, A. M. G.; REGITANO, L. C. de A.

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar as respostas relacionadas à termorregulação de 53 novilhas puras da raça Senepol submetidas a um teste de tolerância ao calor. Foram realizadas duas medidas diárias de temperatura retal (TR), freqüência respiratória (FR), taxa de sudação (TS) e temperatura do pelame nas regiões do hipotálamo (TPH), paleta (TPP), costado (TPC) e garupa (TPG), durante três dias. As medidas foram feitas às 7 h (M) e às 14 h (T). Nos mesmos horários, mediu-se também a temperatura ambiente (TA) e a pressão parcial de vapor (PV). As médias de TA e PV medidas M e T foram: 21,25oC e 31,61oC e 2,10 e 2,68 kPa, respectivamente. A partir do dendograma da análise de agrupamento hierárquico, dividiu-se os animais em três grupos homogêneos, considerando-se as variáveis fisiológicas. A partir da divisão prévia dos animais identificados na análise de agrupamento, realizou-se a análise de agrupamento não hierárquico. Os animais do agrupamento Cluster 3 apresentaram as menores médias para FR (50,83 movimentos respiratórios/min) e TS (1.037,06 g/m2/h), principalmente à tarde, quando o estresse pelo calor foi imposto aos mesmos. Mesmo em grupos genéticos de animais elite de raça com alto grau de adaptação às condições tropicais, é possível indicar, pormeio de teste de tolerância ao calor, grupos de animais que mantém a homeotermia sob condições de temperatura do ar crítica superior, com menores custos fisiológicos de energia para a realização dos mecanismos de termólise.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Separatas

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.