Caracterização físico-química e de compostos funcionais em frutos de pitaya.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, C. A. DE; COHEN, K. de O.; FALEIRO, F. G.; JUNQUEIRA, N. T. V.; BELLON, G.; CASTELO BRANCO, M. T.; FUHRMANN, E.; LEÃO, A. J. P.; OLIVEIRA, R. R. de

Resumo: A pitaya é uma fruta rústica, pertencente à família Cactaceae, sendo conhecida mundialmente como "Fruta-do-Dragão”. De acordo com a espécie, seus frutos podem apresentar características diversificadas, como formato, presença de espinhos, cor da casca e da polpa, refletindo em alta variabilidade genética (JUNQUEIRA et al., 2007). No Brasil é comum serem encontradas, em estágio nativo no Cerrado e Caatinga, espécies do gênero Selenicereus e Hylocereus, dentre elas a Selenicereus setaceus, popularmente conhecida como pitaya-do-cerrado (JUNQUEIRA et al., 2002). Atualmente, as espécies de pitaya mais cultivadas no mundo são a pitaya de casca vermelha (Hylocereus undatus (Haw.) Britton e Rose) e a de casca amarela (Selenicereus megalanthus (K. Schum ex Vaupel) (MIZRAHI et al., 1997; NERD et al., 2002). Devido ao seu sabor doce e suave, de polpa firme e repleta de sementes e aliado às suas propriedades nutricionais e funcionais, faz da pitaya um produto de grande aceitação nos mercados consumidores, o que têm despertado o interesse nos produtores. O alto valor pago pelo quilo da fruta, que pode variar de dez a sessenta reais, dependendo da época do ano e da demanda, também constitui um grande atrativo para o plantio dessa frutífera (JUNQUEIRA et al., 2002; SOUZA, 2010). Devido à escassez de estudos sobre a pitaya, torna-se fundamental a ampliação do conhecimento acerca dessa espécie, viabilizando a produção de mudas e fornecendo subsídios para a seleção de materiais promissores. Neste trabalho, objetivou-se realizar a caracterização físico-química e de compostos funcionais nas espécies de pitaya Hylocereus costaricencis e Hylocereus undatus.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Parte de livro

Unidade: Embrapa Cerrados

Observação

Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.
Visite a Livraria Embrapa para adquirir livros e outras publicações vendidas pela Empresa.