Cultura da palma de óleo no contexto da agroenergia: biomassa e biocombustível.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, W. A. A. de; GONZALEZ, W. A.; BORGES, L. E. P.; TEIXEIRA, P. C.; LOPES, R.; CUNHA, R. N. V. da; ROCHA, R. N. C. da

Resumo: A cultura da palma de óleo (Elaeis guineensis jacq.) tem grande potencial para contribuir na efetivação de biocombustível na Amazônia, fator já reconhecido pelo governo federal ao definir a palma de óleo como a espécie com potencial para ser usada no âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel(PNPB). Em maio de 2010, o governo brasileiro lançou o Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil, colocando a palmácea como produto estratégico para o País: a indústria, os agricultores e o governo federal vêem na cultura da palma de óleo uma atividade econômica comum a série de vantagens e oportunidades. Cabe ressaltar que a palma de óleo merece destaque na agricultura bioenergética por apresentar a maior produtividade entre as oleaginosas (4 a 6 toneladas de óleo/ha/ano). É uma cultura perene que, quando plenamente estabelecida, protege o solo contra erosão, apresenta relativamente baixo custo de produção do óleo, produz durante todo o ano e tem possibilidade de exploração por longo prazo. Possui, ainda, grande capacidade de fixação de carbono; alta eficiência na conversão energética, com balanço energético altamente positivo; e gera, também, subprodutos com uso energético (cascas,fibras e efluentes de usina de processamento de cacho.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Parte de livro

Palavras-chave: Dendê

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.